Física e Química

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2016/2017

Código: EDB10038
Sigla: FQ
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LEB 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: José Miguel Freitas
Corpo docente: José Miguel Freitas

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

. Revela conhecimentos científicos nas áreas da Física e da Química.
. Usa o raciocínio hipotético­dedutivo.
. Reconhece e utiliza com rigor os conceitos, leis, teorias da física e da química.
. Identifica, recolhe e seleciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
- Organiza, analisa e interpreta a informação.
. Usa ferramentas das tecnologias da informação e comunicação.
. Comunica usando adequadamente os meios eletrónicos disponíveis.
. Programa as etapas de ação tendo em conta os recursos e o tempo disponíveis.
. Intervém de forma eficiente e organizada.
- Reconhece o valor e as implicações do trabalho em equipa.
. Demonstra capacidades de questionamento de realidades e de saberes.
. Recolhe e analisa dados empíricos com base na pesquisa e investigação experimental.
. Interpreta os dados recolhidos e discute implicações.

Conteúdos programáticos

FÍSICA
1. Fluidos
Estudo do ar (pressão, Princípio de Arquimedes, lei dos gases perfeitos, difusão).
A distribuição de água (hidrostática, hidrodinâmica).
2. Transferência de energia – o calor
Condutividade térmica, capacidade calorífica, lei de Stefan Boltzmann.
Micro-ondas (espectro eletromagnético, emissão, absorção).
3. Mudanças de fase
4. A luz
A luz do Sol (reflexão, refração, dispersão, interferência, reações nucleares).
Lâmpadas fluorescentes (emissão de luz, constante de Planck, fluorescência, radiação).
5. Eletricidade e magnetismo
Forças eletrostáticas, energia potencial, lei de Coulomb, voltagem, circuitos elétricos, resistência, diferença de
potencial.
Forças, pólos e campos magnéticos, corrente elétrica, lei de Lenz).
Produção de eletricidade.
QUÍMICA
1. Estrutura atómica e ligação química (átomo, moléculas, tabela periódica, ligações).
2. Poluição e ambiente (efeito de estufa, chuvas ácidas).


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Através do estudo de sistemas físicos ou químicos simples, assim como das suas interações, pretende­se que
haja um contacto direto com os processos científicos. A prática de relacionamento entre conceitos científicos e
modelos com fenómenos e objetos do mundo real será uma constante no desenvolvimento do trabalho
realizado nas aulas.
A Ciência será apresentada como um processo ativo de "inquiry" em que os alunos podem participar e não
como um corpo acabado de conhecimentos. As atividades incluirão: (a) planificação/realização de atividades
experimentais (investigações); (b) organização, análise e interpretação da informação; (c) elaboração de
relatórios e comunicação de resultados das investigações.

Metodologias de ensino

Através do estudo de sistemas físicos ou químicos simples, assim como das suas interações, pretende-se que haja
um contacto direto com os processos científicos. A prática de relacionamento entre conceitos científicos e
modelos com fenómenos e objetos do mundo real será uma constante no desenvolvimento do trabalho realizado
nas aulas.
A Ciência será apresentada como um processo ativo de "inquiry" em que os alunos podem participar e não como
um corpo acabado de conhecimentos. As atividades incluirão: (a) planificação/realização de atividades
experimentais (investigações); (b) organização, análise e interpretação da informação; (c) elaboração de relatórios e comunicação de resultados das investigações.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A componente metodológica procura criar situações de envolvimento dos alunos na realização de experiências
simples a fim de despertar a sua curiosidade e participação na "construção" dos conceitos tratados. Apesar do
caráter essencialmente introdutório desta unidade curricular, são lançadas ferramentas e bases que permitem o
desenvolvimento e exploração de temas atuais e futuros relacionados com Física e Química. Daí ser privilegiada a
abordagem por inquérito, visando proporcionar aos/às estudantes a aquisição de uma conceção adequada do
conhecimento nas suas vertentes substantiva, processual e epistemológica.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação
será obtida pelos seguintes pesos relativos: testes 50%; relatórios 25%; participação individual 25%.
Os testes têm uma classificação mínima de média 7,0.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

BLOOMFIELD, L. (1997). How Things Work – The Physics of Everyday Life. New York:
John Willey & Sons
CHANG, R. (1994). Química. Lisboa: MacGraw Hil de Portugal
DEUS, J. et al. (1992). Introdução à Física. Lisboa: McGraw – Hill.
LEMBO, A. (1980) - Química vol. 1, 2 e 3, São Paulo: Atica
MORETO, V. P. (1980). A eletricidade. São Paulo: Atica.
MORETO, V. P. (1980). Optica, Ondas, Çalor. São Paulo: Atica.
RUSSELL, J. (1982). Química Geral. São Paulo: McGraw-HW do Brasil
SNYDER, C. (1998). The Extraordinary Chemistry of Ordinary Things. New York: John
Willey & Sons.

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