Código: | EDB10038 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | FQ | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
José Miguel Freitas |
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Corpo docente: |
José Miguel Freitas |
Português
. Revela conhecimentos científicos nas áreas da Física e da Química.
. Usa o raciocínio hipotéticodedutivo.
. Reconhece e utiliza com rigor os conceitos, leis, teorias da física e da química.
. Identifica, recolhe e seleciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
- Organiza, analisa e interpreta a informação.
. Usa ferramentas das tecnologias da informação e comunicação.
. Comunica usando adequadamente os meios eletrónicos disponíveis.
. Programa as etapas de ação tendo em conta os recursos e o tempo disponíveis.
. Intervém de forma eficiente e organizada.
- Reconhece o valor e as implicações do trabalho em equipa.
. Demonstra capacidades de questionamento de realidades e de saberes.
. Recolhe e analisa dados empíricos com base na pesquisa e investigação experimental.
. Interpreta os dados recolhidos e discute implicações.
FÍSICA
1. Fluidos
Estudo do ar (pressão, Princípio de Arquimedes, lei dos gases perfeitos, difusão).
A distribuição de água (hidrostática, hidrodinâmica).
2. Transferência de energia – o calor
Condutividade térmica, capacidade calorífica, lei de Stefan Boltzmann.
Micro-ondas (espectro eletromagnético, emissão, absorção).
3. Mudanças de fase
4. A luz
A luz do Sol (reflexão, refração, dispersão, interferência, reações nucleares).
Lâmpadas fluorescentes (emissão de luz, constante de Planck, fluorescência, radiação).
5. Eletricidade e magnetismo
Forças eletrostáticas, energia potencial, lei de Coulomb, voltagem, circuitos elétricos, resistência, diferença de
potencial.
Forças, pólos e campos magnéticos, corrente elétrica, lei de Lenz).
Produção de eletricidade.
QUÍMICA
1. Estrutura atómica e ligação química (átomo, moléculas, tabela periódica, ligações).
2. Poluição e ambiente (efeito de estufa, chuvas ácidas).
Através do estudo de sistemas físicos ou químicos simples, assim como das suas interações, pretendese que
haja um contacto direto com os processos científicos. A prática de relacionamento entre conceitos científicos e
modelos com fenómenos e objetos do mundo real será uma constante no desenvolvimento do trabalho
realizado nas aulas.
A Ciência será apresentada como um processo ativo de "inquiry" em que os alunos podem participar e não
como um corpo acabado de conhecimentos. As atividades incluirão: (a) planificação/realização de atividades
experimentais (investigações); (b) organização, análise e interpretação da informação; (c) elaboração de
relatórios e comunicação de resultados das investigações.
Através do estudo de sistemas físicos ou químicos simples, assim como das suas interações, pretende-se que haja
um contacto direto com os processos científicos. A prática de relacionamento entre conceitos científicos e
modelos com fenómenos e objetos do mundo real será uma constante no desenvolvimento do trabalho realizado
nas aulas.
A Ciência será apresentada como um processo ativo de "inquiry" em que os alunos podem participar e não como
um corpo acabado de conhecimentos. As atividades incluirão: (a) planificação/realização de atividades
experimentais (investigações); (b) organização, análise e interpretação da informação; (c) elaboração de relatórios e comunicação de resultados das investigações.
A componente metodológica procura criar situações de envolvimento dos alunos na realização de experiências
simples a fim de despertar a sua curiosidade e participação na "construção" dos conceitos tratados. Apesar do
caráter essencialmente introdutório desta unidade curricular, são lançadas ferramentas e bases que permitem o
desenvolvimento e exploração de temas atuais e futuros relacionados com Física e Química. Daí ser privilegiada a
abordagem por inquérito, visando proporcionar aos/às estudantes a aquisição de uma conceção adequada do
conhecimento nas suas vertentes substantiva, processual e epistemológica.
A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação
será obtida pelos seguintes pesos relativos: testes 50%; relatórios 25%; participação individual 25%.
Os testes têm uma classificação mínima de média 7,0.
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
BLOOMFIELD, L. (1997). How Things Work – The Physics of Everyday Life. New York:
John Willey & Sons
CHANG, R. (1994). Química. Lisboa: MacGraw Hil de Portugal
DEUS, J. et al. (1992). Introdução à Física. Lisboa: McGraw – Hill.
LEMBO, A. (1980) - Química vol. 1, 2 e 3, São Paulo: Atica
MORETO, V. P. (1980). A eletricidade. São Paulo: Atica.
MORETO, V. P. (1980). Optica, Ondas, Çalor. São Paulo: Atica.
RUSSELL, J. (1982). Química Geral. São Paulo: McGraw-HW do Brasil
SNYDER, C. (1998). The Extraordinary Chemistry of Ordinary Things. New York: John
Willey & Sons.
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